top of page

O que são as nebulosas? Caracteristicas, tipos, como se formam - Explicando.com

Atualizado: 3 de jun. de 2023







O cosmos é repleto de maravilhas e beleza, uma dessas incríveis maravilhas que o tornam belo é com certeza as nebulosas. Então proponho aprendermos um pouco mais sobre elas.


O que são?

As nebulosas — advêm do latim “nebulus”, que significa nuvem — são gigantescos aglomerados de poeira e gás. Esse gás e poeira são restos de matéria que em outro momento pertenciam a estrelas que os expeliram durante sua morte, por conta disso são ricas em diversos tipos de elementos químicos, principalmente elementos básicos como o hidrogênio, hélio, etc.

As nebulosas podem se formar por decorrência de uma supernova, que faz com que uma quantidade gigantesca de elementos químicos sejam expelidos pelo espaço, ou através do acúmulo de gases e poeira estelar frios, que acontece quando tem uma grande concentração de “poeira” estelar num ponto específico do espaço.


Tipos de Nebulosas


Existem diversos tipos de nebulosas espalhadas pelo cosmos, e para classificá-las analisamos a luz emitida por elas, para isso, utilizamos um espectro de luz, sendo aquela tabela que observamos no ensino médio em que mostra onde se classifica a luz a partir do comprimento de onda e através disso determinamos qual será sua classificação.



(Espectro de luz)


Nebulosa de emissão/difusas


Essa nebulosa é feita majoritariamente de gás, em que emite vários tipos de luz, essa emissão advêm de estrelas vizinhas que podem aquecê-la a cerca de 1000 °C. Elas são normalmente extensas e bem ativas na formação de novas estrelas, fazendo com que possuam um alto índice de estrelas jovens.

Suas cores podem variar conforme a composição química, porém, por conta da alta quantidade de hidrogênio e por não serem tão energéticas, grande parte dessas nebulosas possuem tons mais próximos ao vermelho. Alguns exemplos de Nebulosas de emissão é a Nebulosa de Orion, que uma imagem dela se localiza bem ao lado esquerdo e a Nebulosa da Trifídia.


Nebulosa de reflexão


As nebulosas de reflexão são aglomerados de poeira que não possuem temperatura o suficiente para energizar o gás que as compõe, fazendo com que o único jeito de observá-las seja por incidência da luz advinda de estrelas ao seu redor. Elas possuem cor azulada porque o azul é a cor que tem mais facilidade para se dispersar.

Essas nebulosas são normalmente ativas na criação de novas estrelas e ficam geralmente próximas às nebulosas de emissão e possuem elementos mais pesados em sua composição, como o ferro e carbono.

Nebulosa escura


Os gases e poeira presentes nas nebulosas escuras são tão densos que não permitem a passagem da luz, emitindo pouquíssima quantidade de luz visível. Essas nebulosas são frias e aparentam como uma mancha no céu.







Nebulosa Bernard


Nebulosa planetária


As nebulosas planetárias são formadas por estrelas pequenas quando entram em colapso.

Seu nome é pela confusão entre os astrônomos ao pensar estarem observando um planeta durante as primeiras observações.

As nebulosas planetárias apresentam grande importância no enriquecimento das galáxias por conta de produzir elementos mais pesados.


44 visualizações0 comentário
bottom of page